Sobre

  • Cursinho Livre Caburé é um projeto socioeducativo autônomo e independente de Araraquara/SP. É um cursinho popular, pré-vestibular, totalmente gratuito. Trata-se de um curso preparatório para os principais vestibulares e Enem, voltado para a juventude de baixa renda da cidade de Araraquara e região. Portanto, é feito para quem tem interesse e quer se dedicar a ingressar no ensino superior público ou privado, mas não tem condições para estudar em cursinho particular.

  • Atualmente, as aulas são realizadas numa sala cedida no Quilombo Rosa, espaço sociocultural no bairro Valle Verde, sob responsabilidade da Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária da Prefeitura de Araraquara. Contudo, o Cursinho Livre Caburé não funciona com nenhum vínculo, contrato ou formalidade afim com nenhuma instituição, seja pública ou privada.

Missão

  • É nosso propósito realizar aulas para complementar a formação de estudantes de baixa renda, egressos do ensino médio ou cursando o terceiro ano deste, com o objetivo de prepará-los para os principais vestibulares e ENEM. Para além, um cursinho popular fornece ferramentas, amparo e suporte para ampliar as condições para que jovens de famílias das camadas populares da sociedade acessem e permaneçam na universidade: isso implica em agregar tanto em suas jornadas de estudo, a partir das aulas e atividades extracurriculares do cursinho, quanto com todas as orientações necessárias para se candidatar à vaga, e acessar as políticas de permanência e auxílio estudantil.

  • Além disso, por compreender a formação crítica e cidadã como um dos pilares de um cursinho popular, o Cursinho Livre Caburé também realiza atividades extracurriculares, como debates temáticos, exibição de filmes, grupos de leitura, entre outras. Também são alicerce do cursinho valores de convivência como respeito e solidariedade, para que o ambiente educativo seja acolhedor e motivante. Não toleramos preconceitos nem atitudes excludentes em nosso cursinho.

  • Sobretudo, a missão se trata de ampliar o acesso ao ensino e à ciência para filhos e filhas das famílias de camadas historicamente marginalizadas da sociedade, combatendo a desigualdade social na educação superior, e lutando pela democratização da universidade, contribuindo para avançar a instrução do povo e também para que a ciência produzida seja a mais coerente à realidade do país.

  • Sem fins lucrativos, o projeto é construído e mantido por um grupo de educadores voluntários, sendo essas pessoas profissionais já licenciados, atuantes ou não, e também estudantes de graduação e pós graduação. Existe desde 2017, já foi realizado no Centro de Referência da Mulher “Heleieth Saffioti” e no Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, e organizou eventos na Moradia Estudantil e na Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular da Prefeitura de Araraquara.